Dicas para planejar uma reforma
12 ago 2021
Uma reforma é a melhor maneira de aperfeiçoar o lar e dar aos cômodos novos ares além das pequenas mudanças de decoração. Mas uma reforma completa não é um processo fácil, é necessário tempo, cuidado, organização, muito investimento e esforço para que tudo saia de acordo com o esperado, sem grandes contratempos.
Por isso um dos pré-requisitos mais importante para um projeto ser realizado com sucesso é o planejamento. Não estabelecer os passos que serão tomados no futuro leva muita gente a gastar mais tempo e dinheiro do que o necessário. Mas quando se tem uma fórmula em mãos, os processos são facilitados, os erros são diminuídos e a chance de as modificações saírem como o esperado são maiores.
Veja a seguir dicas essenciais para planejar uma boa reforma. Continue lendo:
DEFINA O OBJETIVO DA SUA REFORMA
Existem diversos motivos para fazer uma reforma, desde ampliar espaços, construir novos, corrigir falhar na estrutura, aumentar o valor de venda ou aluguel, entre tantas outras possibilidades. Normalmente, o objetivo da reforma é traçado inconscientemente, por isso é bom deixá-lo claro para si mesmo e todos os outros que trabalharão nas mudanças. Tendo feito isso, é só buscar atingir a meta da forma que puder.
ELABORE UM CRONOGRAMA
Assim que o que deseja fazer for identificado, o ato seguinte é elaborar um cronograma que permitirá ter controle sobre o andamento das atividades. Ou seja, tudo terá o tempo certo para ser realizado e dois ou mais trabalhos não ocorrerão simultaneamente ou em desordem, o que seria um grande incomodo.
A seguir está listado as fases que não podem ser deixadas de lado:
- Listar os materiais necessários;
- Estabelecer um dia ou período para visitar lojas e pesquisar preços;
- Conferir a disponibilidade das lojas escolhidas para fazer entregas;
- Comparar os preços;
- Estipular datas de entrega;
- Combinar o pagamento dos funcionários;
- Data prevista para a finalização da reforma.
Dessa forma é possível manter os processos indispensáveis organizados e não sofrer com imprevistos, com a falta de dinheiro, atraso de entregas ou ausência de recursos. E lembre-se de estar com o cronograma sempre em mãos.
CONTRATE EMPRESAS E MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA
Está tudo bem contar com a indicação de amigos e conhecidos, já que podem ser ótimas sugestões. Mas nesses casos tomar cuidado nunca é demais. Não se deixe levar pela empolgação de começar a reforma logo, a pressa é inimiga da perfeição, então pesquise bem por empresas com ótima reputação e profissionais qualificados.
Leve o tempo que for preciso para analisar cada proposta, conferir o portifólio de trabalhos anteriores, analisar o currículo e, também, propor as suas ideias e inspirações para saber se o profissional é capaz de seguir o seu ritmo.
CONFIRA PREÇOS
A análise de preços precisa de destaque nesta lista, porque, na maioria dos casos, é o fator que separa uma reforma bem-feita de um caos total.
É possível comprar pela internet, em lojas do bairro ou da cidade, terceirizar a tarefa e deixar nas mãos da empresa ou profissionais contratados, entre mais possibilidades. Alguns lugares são capazes de contribuir para a realização do orçamento sem qualquer custo adicional. Só não se esqueça de ter todas as medidas do seu lar ao alcance para que sejam a base de valores mais exatos.
ESTIME O ORÇAMENTO
Estimar o orçamento é fundamental antes da compra de materiais, aquisições de produtos e acessórios, e contratação das equipes e outras necessidades.
O objetivo é o documento servir de base para que a reforma corresponda ao seu investimento e em nenhum momento haja faltas que atrasarão o cronograma. É bom até incrementar na sua planilha possível gastos com imprevistos a fim de ficar 110% preparado.
Essa prática também ajuda a perceber quais opções vão prejudicar a sua saúde financeira, permitindo que você abra mão de algumas, se preciso, procurando evitar dores de cabeça.
FICAR PREPARADO PARA IMPREVISTOS
Apesar do grande esforço, uma coisa ou outra pode não sair como planejado, principalmente em imóveis antigos com problemas estruturais, hidráulicos ou elétricos. Em determinadas ocasiões, é como desbravar uma floresta sem muita noção do que encontrará pela frente.
No entanto, não é preciso entrar em pânico quando faltar uma quantidade de areia ou aparecer um buraco na parede errada, basta redirecionar as ações seguintes para reparar os danos em pouco tempo e retornar à normalidade.
Quer conferir mais conteúdos a respeito de reformas e decoração? Acesse o blog da Futura Decorações. Nele você encontra ótimas dicas e sugestões que vão te ajudar em qualquer transformação que deseja fazer no seu imóvel.